Um dia no Atelier com Inez

Por Camilla Cossermelli, Hamarina Macuanja e Catarina Couto

Inez vem do Porto. Dona do Artes e Letras Atelier, em Lisboa, na Rua Poiais de São Bento, na transição entre Chiado e Santos-o-Velho. É lá onde seu trabalho ganha vida.

Localizado em zona turística, o Artes & Letras Atelier é uma pérola que apenas os que se aventuram Calçada do Combro abaixo, à direita da bifurcação, têm a surpresa de descobrir. O ambiente, infestado de frases, retratos, citações, carimbos, tipografias, cartões postais feitos à mão e limões – um gosto particular de Inez –, abriga duas máquinas tipográficas das antigas, do tempo quando o letterpress ainda era comum. Raridades que se revelam só a quem tem a boa fortuna de se deparar com o Artes & Letras.

Um dia no atelier com Inez from Camilla Cossermelli on Vimeo.

 

Inez passa o dia a produzir. Sentada atrás de sua mesa, ao fundo do atelier, separada da rua por toda a sua obra, a artista cria sentimentos visuais com tinta china. Alguns, ela afixa às paredes do atelier, ganhando exposição particular. São essas as estrelas que compõem o micro-cosmos de Inez, o caos organizado que guia os visitantes na breve viagem pelo atelier. Inez suspende sua criação quando entram os turistas e curiosos, os quais ela cumprimenta com um sorriso e aguarda pelas perguntas e pela prosa.

Inez não é muito de se abrir. Mas quem adentra o atelier e conhece seus trabalhos abre janelas para o mundo particular da artista, apesar de público, e se depara com tudo que há de implícito – apesar de visível – ali, na transição entre Chiado e Santos-o-Velho. A verdade é que o atelier tanto encanta os transeuntes pela simples e fascinante característica que o local tem de extrapolar os limites entre obra e ambiente. O atelier não é mera moldura. O atelier é obra.

 

Submit a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.