fcsh secreta

HISTÓRIAS FORA DO RADAR

Por Ana Rita Pádua, Bernardo Martins, Diana Neves, Isabel Mota e Liliana Marques

FCSH: Familiar, Criativa, Solidária, Heterogénea


A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, insere-se na Universidade Nova de Lisboa. O seu campus situa-se na Avenida De Berna. A FCSH conta com departamentos em áreas como Antropologia, Arqueologia, Ciências Políticas e Relações Internacionais, Ciências da Comunicação, Ciências da Linguagem, Ciências Musicais, Estudos Portugueses, Geografia e Planeamento Regional, História, História da Arte, Línguas, Culturas e Literaturas, Tradução e Sociologia. Conta também com 16 Unidades de Investigação.

Na edição do QS World University Rankings 2021 a UNL, à qual pertence a FCSH, ficou classificada no Top 9 Europeu entre as Universidades fundadas há menos de 50 anos.

A NOVA está também no top 4 na Europa entre as universidades jovens de acordo com o ranking de Ensino do Times Higher Education (THE) e lidera a nível nacional.

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas [Fotografia de Liliana Marques]

Vários alunos destacam-se por valências diversas, por exemplo, na área do cinema e na área do desporto. Em 2021, a judoca Patrícia Sampaio, estudante de Ciências da Comunicação, representou Portugal nos Jogos Olímpicos de Tóquio. No mesmo ano, a Raquel Lourenço, aluna do doutoramento de Ciências da Comunicação, conquistou a medalha de bronze nos 60 metros de barreiras e a medalha de prata no salto em comprimento, no Campeonato Nacional Universitário de Atletismo em Pista Coberta.

A faculdade emprega também antigos alunos, como Marta Spínola Aguiar, do NEIMA (Núcleo de Estudante Internacional e Mobilidade Académica). E não mais nem menos importante, forma também (antigos) alunos que são, hoje, caras da televisão, como o Rodrigo Guedes Carvalho, em Ciências da Comunicação; artistas, como o Benjamim, Luís Severo, o Chico da Tina e a Bárbara Tinoco; escritores, como Rui Cardoso Martins; historiadores, como Rui Tavares (atualmente, deputado na Assembleia da República e Vereador na Câmara Municipal de Lisboa).

CURIOSIDADES

🦆Há sempre dois patos a passearem pelo campus.

🐱 Já tivemos dois gatos a viver na faculdade.

🙎🏻‍♂️ Temos um mural do Salgueiro Maia (pintado pelo coletivo Underdogs Gallery).

🌳 Só no campus da FCSH, temos 16 espécies de árvores e plantas, como o famoso jacarandá-mimoso, a palmeira-cica ou a ameixoeira-púrpura.

Nos anos 80, os cartões de aluno eram de papel. Hoje, já são diferentes, mas demoram um ano para chegar.

Click to rate this post!
[Total: 1 Average: 5]